SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questãoDo esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RODRIGUES, Susy Cristina. Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educação. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.36-47. ISSN 1676-2592.

Demonstramos neste trabalho a importância dos estudos sobre a epistemologia para problematização, desconstrução de preconceitos e contribuição na elaboração qualificada na produção de conhecimento científico. É apresentada a leitura epistemológica de uma pesquisa concluída com o título: “A adolescência inventada e os sujeitos que se inventam na participação social: capturas e rupturas” (CAMPOS, 2008), com base teórica em Sánchez Gamboa (2012, 2013). Ao final desta leitura, após identificar a matriz paradigmática entre a construção da pergunta e da resposta na referida pesquisa, propõe-se o pensamento sobre os limites, erros, acertos e escolhas na pesquisa, a partir do valor da epistemologia.

Palavras-chave : Epistemologia; Pesquisa; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )