SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue01Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educaçãoMonitoring interaction and collective text production through text mining author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVA, Régis Henrique Reis da  and  SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.48-66. ISSN 1676-2592.

No momento em que ocorre um aumento significativo da produção científica das ciências da ação (educação, educação física e educação especial) em termos quantitativos, sua qualidade torna-se questionável. Avaliamos que o estudo continuado dessa produção permitirá uma maior aproximação e compreensão de qual tenha sido a contribuição da pesquisa científica para o processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pelas áreas dessas ciências e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes. Nesse sentido, visando contribuir para o debate político-epistemológico e aprimoramento da crítica epistemológica das ciências da ação, apresentamos, neste texto, a gênese e desenvolvimento da Matriz Epistemológica como instrumental de análise teórico-filosófica da produção científica das ciências da ação.

Keywords : Pesquisa; Epistemologia; Matriz Epistemológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )