SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educaçãoMonitoring interaction and collective text production through text mining índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Régis Henrique Reis da  y  SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.48-66. ISSN 1676-2592.

No momento em que ocorre um aumento significativo da produção científica das ciências da ação (educação, educação física e educação especial) em termos quantitativos, sua qualidade torna-se questionável. Avaliamos que o estudo continuado dessa produção permitirá uma maior aproximação e compreensão de qual tenha sido a contribuição da pesquisa científica para o processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pelas áreas dessas ciências e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes. Nesse sentido, visando contribuir para o debate político-epistemológico e aprimoramento da crítica epistemológica das ciências da ação, apresentamos, neste texto, a gênese e desenvolvimento da Matriz Epistemológica como instrumental de análise teórico-filosófica da produção científica das ciências da ação.

Palabras clave : Pesquisa; Epistemologia; Matriz Epistemológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )