SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue01Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análiseThe reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative tools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MACEDO, Alexandra Lorandi; ALEJANDRA BEHAR, Patricia  and  TERRA, Breno Fabrício. Monitoring interaction and collective text production through text mining. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.67-83. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta a ferramenta Rede de Conceitos desenvolvida a partir da tecnologia de mineração de texto. O principal objetivo é extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um grafo. A Rede foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC) que é uma ferramenta online que permite a produção de textos de forma síncrona ou assíncrona pelos autores. Este artigo descreve a aplicação da Rede tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta fórum. O intuito é de oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita a obtenção de indicadores sobre a qualidade da produção textual. Além disso, ele pode analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente.

Keywords : Desenvolvimento Educacional; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )