SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análiseThe reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative tools índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MACEDO, Alexandra Lorandi; ALEJANDRA BEHAR, Patricia  e  TERRA, Breno Fabrício. Monitoring interaction and collective text production through text mining. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.67-83. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta a ferramenta Rede de Conceitos desenvolvida a partir da tecnologia de mineração de texto. O principal objetivo é extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um grafo. A Rede foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC) que é uma ferramenta online que permite a produção de textos de forma síncrona ou assíncrona pelos autores. Este artigo descreve a aplicação da Rede tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta fórum. O intuito é de oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita a obtenção de indicadores sobre a qualidade da produção textual. Além disso, ele pode analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente.

Palavras-chave : Desenvolvimento Educacional; Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )