SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Monitoring interaction and collective text production through text miningO corpo presente: uma experiência sobre dança-educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ARAUJO, Ullisses Ferreira et al. The reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative tools. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.84-99. ISSN 1676-2592.

A inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na sociedade em rede atual é um processo contínuo e irreversível. Desse modo, é necessário que se pense na construção de um novo modelo educativo e de ciência considerando dimensões complementares de conteúdo, forma e na relação entre docentes e discentes. Avaliar o impacto do Design Thinking, da Aprendizagem baseada em problemas e por projetos e a utilização das TICs na rotina das escolas dos alunos do curso de pós-graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC). Foram utilizadas de maneira experimental três tecnologias (BrainMerge™, TERF e Fishbowl™) para o desenvolvimentos dos projetos colaborativos. Ao final do curso foi aplicado um questionário para avaliar seu impacto nos participantes. Dos 239 participantes (Segundo EVC) 96,8% afirmaram que o curso contribuiu para a sua rotina. Já o primeiro EVC, entre os 142 participantes, 94,4 resposta semelhante. Esses resultados indicam que o curso teve um impacto transformador sobre participantes: enquanto eles "prototipam", podem ver melhores abordagens para resolver os problemas de sua escola, mudando suas aulas, transformando-as em atividades mais interativas. A educação básica e a superior não estão isentas das transformações sociopolítico econômicas que o mundo tem sofrido, e precisam se reinventar para terem o papel de destaque que as sociedades as concedeu ao longo dos últimos 300 anos. Paradoxalmente, essa reinvenção depende tanto da sua capacidade de continuidade quanto da sua capacidade de transformação, para se adaptar às novas demandas da sociedade, da cultura e da ciência.

Palavras-chave : Cidadania; Universidade Virtual; Desafios da Educação; Aprendizagem Baseada em Problemas; Acesso à Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )