SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01The reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative toolsAulas web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos on-line índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MILLER, Jussara. O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.100-114. ISSN 1676-2592.

A atenção ao próprio corpo instaura a percepção do tempo presente, o aqui e agora. A experiência do corpo presente é o objetivo primeiro das proposições de sala de aula aqui compartilhadas, portanto a Dança-Educação acontece em consequência dessa premissa. As propostas pedagógicas são desenvolvidas com a estratégia da improvisação em caráter de investigação, ou seja, não se entra no âmbito da obediência do corpo dócil, do corpo submisso exercitado, adestrado e fabricado pela disciplina, mas sim do corpo presente, na escuta de si, que traça um caminho de dentro para fora, em sintonia com o de fora para dentro e com o de dentro para dentro, criando, assim, uma ampla rede de percepções. O corpo presente emerge da escuta do corpo e das relações que se estabelecem na prática do aluno em experiência, que reconhece a unidade corpomente, o soma, com a sua abrangência de sensibilidades para desconstruir o corpo sentado e estagnado em suas convicções e estabilizações.

Palavras-chave : Dança-Educação; Técnica Klauss Vianna; Corpo e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )