SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01O corpo presente: uma experiência sobre dança-educaçãoProduzir-se negro no Brasil: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na Revista Raça Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

DAVID, Priscila Barros; BARBOSA, Lorena Lima; LIMA, Sara de Paula  e  LIMA, Jéssica Gabrielle de Menezes. Aulas web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos on-line. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.115-133. ISSN 1676-2592.

A elaboração de materiais didáticos para a Educação a Distância On-line contempla aspectos relevantes que precisam ser considerados para que correspondam às expectativas de aprendizagem daqueles que buscam por essa modalidade educacional. Compartilhando com Freire (2006, 2007) a necessidade de refletir nesses materiais os princípios da Educação Dialógica, este artigo analisa as características dialógicas da edição mais atual de um curso de formação para professores-tutores iniciantes, ofertado on-line. Participaram do estudo 114 cursistas que para fins de análise foram agrupadas em cinco áreas de conhecimento, de acordo com os conteúdos estudados. Os materiais didáticos foram analisados a partir de categorias construídas com base no referencial teórico de Paulo Freire sobre o diálogo: afetividade, mediação, colaboração, autonomia e criticidade. Os participantes responderam a um questionário investigativo sobre a sua percepção em relação ao alinhamento das aulas com essas características. Os resultados apontam a presença marcante de elementos dialógicos nesse curso de formação, segundo a visão dos cursistas. A dialogicidade foi verificada por meio de aspectos como o uso da linguagem cordial, a promoção da aprendizagem colaborativa, o incentivo ao desenvolvimento da autonomia dos alunos e a presença de situações que favoreçam a reflexão dos cursistas sobre conhecimentos teóricos e práticos ligados à sua área de formação.

Palavras-chave : Educação a Distância; Material Didático; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )