SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Aulas web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos on-lineConselhos municipais e gestão educacional: a formação continuada a distância e seus movimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VITORINO, Artur José Renda  e  MONTANARI, Paula Bernadete. Produzir-se negro no Brasil: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na Revista Raça Brasil. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.134-153. ISSN 1676-2592.

A partir dos ensinamentos de Michel Foucault quanto ao autogoverno, foi realizada uma análise da revista de circulação nacional intitulada Raça Brasil, cujo público-alvo é o negro brasileiro, com vistas a mostrar os dispositivos didático-pedagógicos presentes no periódico. Para avaliar tal discurso, foi analisado um conjunto de 15 revistas que abarcaram o período de janeiro de 2000 a maio de 2001. Deste, foi destacada uma edição para investigação, para a qual se partiu de conceitos “foucaultianos”, confrontando os resultados com a bibliografia levantada. A investigação indicou que a revista Raça Brasil, a partir dos dispositivos pontuados ao longo do texto, enseja modelar a identidade negra brasileira, a qual tem por comum entre seus integrantes a cultura e a memória denominadas afro-brasileiras, propondo assim, na sociedade, uma taxionomia entre negros e brancos. Em suma, foi feito um esforço de análise do discurso e dos anúncios publicitários presentes no número destacado, pretendendo entender o que a revista concebe por “negro brasileiro” e quais as características propostas em seu discurso a respeito de uma identidade negra brasileira.

Palavras-chave : Educação; Identidade; Raça.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )