SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Produzir-se negro no Brasil: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na Revista Raça BrasilFormação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CORTE, Marilene Gabriel Dalla; COSTA, Joacir Marques da; NUNES, Janilse Fernandes  e  TEIXEIRA, Marina Lara Silva dos Santos. Conselhos municipais e gestão educacional: a formação continuada a distância e seus movimentos. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.154-173. ISSN 1676-2592.

Mediante pesquisas científicas em movimento, o presente artigo tem como base ações extensionistas de formação continuada, a distância, do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho). Esse Programa visa a uma política de democratização da gestão educacional e a qualificação do trabalho dos conselheiros municipais de educação e técnicos de secretarias de educação no que tange às práticas educativas, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação, de modo a possibilitar aos Conselhos Municipais de Educação (CME) uma atuação em suas instâncias socioeducacionais. Nessa conjuntura, objetiva-se reconhecer e analisar impactos da formação continuada desenvolvida no âmbito do Pró-Conselho/UFSM, acerca de aspectos como atuação competente e comprometida dos cursistas junto aos Conselhos Municipais de Educação como órgãos colegiados democráticos. Aborda-se a pesquisa de maneira quanti-qualitativa, utilizando na produção dos dados questionários semiabertos aplicados aos conselheiros e técnicos. A partir disso, sublinha-se o crescente interesse dos Conselhos de Educação e das Secretarias de Educação em capacitar seus conselheiros e técnicos; a constituição e criação de novos Conselhos Municipais de Educação no Rio Grande do Sul; a articulação entre o exercício profissional e a reflexão teórica e política, entre outros. Considerando que os Conselhos Municipais de Educação são necessários para consolidar a gestão democrática, faz-se mister a capacitação dos sujeitos envolvidos e, especialmente, que estabeleçam processos dialógicos com as demandas sociais, sobretudo, educacionais de seus municípios, no sentido de construir de maneira responsável e participativa políticas públicas para a educação básica.

Palavras-chave : Formação Continuada; Conselhos Municipais de Educação; Gestão Educacional; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )