SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02O desencantamento moral da escola pública: um ensaio de compreensão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

REATEGUI, Eliseo Berni; BARBOSA, Maria Lúcia Kroeff; DOLL, Johannes  e  ROESLER, Valter. Um sistema de apoio à educação em saúde voltado a idosos com doenças crônicas. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.04-23. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta um estudo sobre o emprego de um sistema de monitoramento remoto que busca auxiliar o idoso a compreender a importância de determinados cuidados com sua saúde. Além de monitorar dados e sinais do idoso, o sistema também disponibiliza e sugere ao usuário, vídeos e materiais informativos. O estudo envolveu coleta e análise de dados com abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso. Observou-se como as ferramentas e métodos utilizados contribuíram para as mudanças de comportamento dos participantes com relação a seus cuidados e hábitos diários de saúde. Dados relacionados a medidas corporais dos sujeitos envolvidos na pesquisa permitiram observar uma redução no percentual de gordura de todos eles. O sistema disponibilizado também contribuiu para introduzir mudanças positivas no que diz respeito aos hábitos de saúde dos participantes. Apoiados pelo sistema e programa de monitoramento implementado, eles passaram a tomar mais cuidado com alimentação e prática de atividade física.

Palavras-chave : Assistência ao Idoso; Atividades de Saúde; Doença Crônica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )