SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue02Um sistema de apoio à educação em saúde voltado a idosos com doenças crônicasDiscutindo sobre o fracasso escolar na perspectiva de Bernard Charlot: em foco uma escola pública paulista de educação básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FERREIRA, Gabriel Lelis da Fonseca  and  SOUSA, Carlos Alberto Lopes. O desencantamento moral da escola pública: um ensaio de compreensão crítica. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.24-39. ISSN 1676-2592.

Este ensaio, trabalhado segundo a perspectiva de uma sociologia compreensiva e crítica, pretende contribuir para o entendimento e a crítica de tendência recente observada na escola básica brasileira, aqui denominada “desencantamento moral”. Trata-se de um fenômeno social que significa a progressiva “redução da diversidade moral” das escolas básicas, em virtude de uma reconfiguração, tanto da demanda educacional da sociedade, como da oferta institucional das escolas. Ambas pressionando no sentido da gênese de um novo tipo de educação moral, em cujos contornos, mais ou menos uniformes, transparecem traços de uma “ética empresária”. Esta ética tende a conceber a educação escolar cada vez mais como “prestação de serviço”, e menos como “formação humanística”. Confere-se, neste ensaio, particular atenção ao caso da “escola pública”, que vem, progressivamente, assumindo certos aspectos morais da chamada “escola-empresa”, nesse movimento geral de homogeneização da diversidade moral escolar no Brasil. A análise dos efeitos de desencantamento sobre a escola pública é feita em perspectiva comparativa, em vista dos mesmos efeitos sobre outros tipos escolares: da “escola católica” e “militar”.

Keywords : Educação Moral; Escola Pública; Escola-Empresa; Desencantamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )