SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue02O desencantamento moral da escola pública: um ensaio de compreensão críticaCultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SENICATO, Renato Bellotti  and  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Discutindo sobre o fracasso escolar na perspectiva de Bernard Charlot: em foco uma escola pública paulista de educação básica. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.40-59. ISSN 1676-2592.

Este artigo é fruto de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq/CAPES com período de vigência 2013-2014, desenvolvido em uma escola que atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O projeto tem como objetivo compreender aspectos relativos à formação de leitores e escritores na escola básica, uma vez que ele se preocupa com o ingresso de alunos ainda não alfabetizados no sexto ano. Como parte do projeto mais amplo, desenvolvemos um projeto de iniciação científica a fim de compreender como Bernard Charlot compreende a escola, lugar de formação de jovens, uma vez que para ele é na relação com o saber que os sujeitos participam de modos diferenciados do processo de reprodução social, significando sua experiência escolar e transformando a si próprio. Metodologicamente, as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo com os professores e aulas que envolviam o trabalho com leitura e escrita foram gravadas durante o ano de 2013 para que pudessem ser analisadas. Tomamos também como material de análise as correspondências eletrônicas trocadas entre os professores e os pesquisadores, bem como os materiais postados em redes sociais das quais fazíamos parte. Neste texto, problematizaremos a sutil interface entre as avaliações de larga escala e a produção do fracasso escolar relacionando-a ao alarde midiático. Aponta-se a resistência dos educadores às atuais políticas de responsabilização em educação, as quais atravessam o trabalho pedagógico "amarrando" o currículo a certos conteúdos nem sempre significativos a determinadas comunidades escolares. Ressalta-se, nesse processo, a relevância do trabalho coletivo em detrimento às determinações oficiais prescritivas.

Keywords : Fracasso Escolar; Avaliação da Educação Básica; Profissionais da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )