SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Discutindo sobre o fracasso escolar na perspectiva de Bernard Charlot: em foco uma escola pública paulista de educação básicaTecnologias na educação: construindo redes de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NOGUEIRA, Márcia Gonçalves  e  PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Cultura digital jovem: as TIMS invadem as periferias, e agora?. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.60-78. ISSN 1676-2592.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre Cultural Digital Jovem e as transformações provocadas pela disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem FIO (TIMS) nas periferias da região metropolitana do Recife. Para tanto, buscamos identificar como jovens de periferia, estudantes do ensino médio de uma escola pública, vivenciam a Cultura Digital) em diferentes espaços sociais, entre eles a escola, palco de muitas tensões e conflitos geracionais e de linguagem quanto ao uso social e cultural desses dispositivos móveis. Destacamos algumas abordagens teóricas relativas ao fenômeno da comunicação móvel e o conceito de Cultura Digital, adotado neste trabalho. Propondo uma reflexão sobre o papel da escola no atual contexto social de constantes transformações culturais e multimodalidade linguística da era digital. E, por fim, apresentamos um exercício de olhar sobre as Culturas Juvenis, a partir de diferentes teóricos, para melhor compreender os múltiplos trânsitos percorridos pelos jovens pesquisados para se expressar e dar sentido às suas produções audiovisuais, mediadas pelas TIMS. Essa discussão teórica foi utilizada na dissertação de mestrado em Educação Matemática e Tecnológica de uma das autoras. Assim sendo, esperamos contribuir para novas pesquisas sobre Cultura Digital jovem em contexto de periferia.

Palavras-chave : Cultura Digital Jovem; Cultura Escolar; Jovens de Periferia; Produção Audiovisual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )