SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue02Tecnologias na educação: construindo redes de aprendizagemAté que ponto o bullying influencia o aumento da demanda por educação de jovens e adultos? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

HEIDRICH, Regina de Oliveira; BRANCO, Marsal Avila A.; MOSSMANN, João Batista  and  SCHUH, Anderson Rodrigo. Neuro-navegática: software desenvolvido para interação com brain-computer interface para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.98-117. ISSN 1676-2592.

Uma interface cérebro-computador (ou BCI, sigla em inglês para Brain-Computer Interface), permite que uma pessoa possa transferir comandos a um computador diretamente. Em vez de utilizar um teclado, mouse ou outro dispositivo de entrada, o utilizador dessa interface simplesmente emite os comandos por meio de ondas cerebrais e o computador responde a eles. Este trabalho pretende apresentar um game desenvolvido para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. Pesquisa de abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento desta pesquisa escolhemos o estudo de caso, pois este é uma investigação multifacetada, em profundidade, de um único fenômeno social. Desenvolvimento do Game Neuro-Navegática, com diferentes formas de velocidade de varredura, o software permite que o usuário pelo piscar de olhos possa escolher a matéria. Neste exemplo, optou-se pela matemática. O estudo sobre Brain Computer Interface (BCI) busca aprimorar a maneira de interação entre o ser humano e as máquinas, e permite que pessoas com paralisia cerebral possam se beneficiar no processo de educação inclusiva, assim como seus colegas sem deficiência.

Keywords : Inclusão; Interação; Interface Cérebro-Computador; Paralisia Cerebral; Games.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )