SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02A abordagem didático-investigativa no ensino médio: um estudo acerca do DNAObjetos de aprendizagem interativos: participação e desempenho de estudantes de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MOURA, Diego Luz  e  SOUSA, Cleyton Batista de. A utilização das novas tecnologias em uma escola experimental do Rio de Janeiro. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.157-172. ISSN 1676-2592.

A utilização das novas tecnologias no ambiente educacional é considerada uma competência inovadora para o ensino. A escola ao dialogar com a cultura deve incorporar essa forma de comunicação na sua forma de fazer ver o mundo. No Rio de Janeiro, a Educopédia tem sido uma estratégia interessante. Investigamos alunos de uma escola experimental que usam esse recurso desde 2010. Foi feito um levantamento de opiniões do tipo survey de natureza quantitativa. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica Delphi para a construção de um escala Likert. Utilizamos três rounds consecutivos para alcançarmos um consenso entre os informantes. A amostra da entrevista nos três rounds foi composta por 50 alunos, sendo 25 do sexo masculino e 25, do feminino. Os alunos apoiam a inserção das novas tecnologias na escola e sugerem que essa poderia ser mais explorada. Observamos que a Educopédia ainda não é largamente utilizada nas aulas. Todas as disciplinas possuem baixa utilização na percepção dos alunos, com destaque para inglês, educação musical e educação física. Entendemos que tal recurso necessita de ajustes em sua aplicação. É necessário maior foco no processo de formação de docentes para atuarem com as novas tecnologias. Os jogos são um dos recursos da Educopédia que os alunos mais gostam e ao mesmo tempo, o que menos usam nas aulas. Isso ilustra que falta uma estratégia que busque reconhecer o perfil e o interesse dos discentes.

Palavras-chave : Novas Tecnologias; Avaliação; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )