SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02A utilização das novas tecnologias em uma escola experimental do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PAGNOSSIN, Ivan Ramos; CAVALCANTI, Carolina Magalhães Costa; SOLEDADE, Roberta Takahashi  y  MARQUES, Gil da Costa. Objetos de aprendizagem interativos: participação e desempenho de estudantes de ciências. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.173-191. ISSN 1676-2592.

Por causa da crescente presença das tecnologias digitais em atividades do dia a dia, relatos de seu emprego na educação têm sido feitas, no Brasil e no exterior. A criação e utilização de objetos de aprendizagem cada vez mais interativos surgem como alternativas aos materiais didáticos comumente adotados na Educação a Distância - EAD −, como videoaulas, textos e questionários. Visando contribuir com esse cenário, este trabalho apresenta resultados qualitativos e quantitativos de participação e de desempenho de estudantes do curso semipresencial de graduação em licenciatura em Ciências, pelo convênio entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, em atividades de aprendizagem on-line baseadas em objetos de aprendizagem interativos que simulam situações-problema. Entre outros resultados, identifica quantitativamente a correlação existente entre participação e avaliação e entre desempenho e avaliação, e define diretrizes e estratégias para promover a utilização e avaliação destes recursos em cursos EAD e semipresenciais.

Palabras clave : Educação a Distância; Ensino de Ciências; Objeto de Aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )