ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
FORTUNATO, Ivan. Meio-ambiente ou (meio-ambiente): o desafio da educação frente ao paradoxo ambiental. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.386-394. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.0000/016v03n2p386.
Este artigo é um ensaio sobre Educação Ambiental. Foi produzido após um lustro de estudos e reflexões interdisciplinares, desenvolvidos em programas de pós-graduação. O objetivo principal deste trabalho é elucidar questões fundamentais a respeito do estado planetário referido como crise ambiental, tratando especificamente do papel da educação no enfrentamento desta crise. Aqui, apresentamos a ideia de que a percepção e a compreensão sobre o meio-ambiente encontram-se, paradoxalmente, segregadas em duas grandes vertentes distintas e contraditórias, que nomeamos aqui como "meio-ambiente sem parênteses" e "meio-ambiente entre parênteses". Ao final, espera-se compartilhar uma visão qualificada sobre Educação Ambiental enquanto dimensão histórica, crítica e transformadora do próprio meio-ambiente, ao mesmo tempo em que se deseja motivar futuras pesquisas, ainda mais densas.
Keywords : Educação Ambiental; Meio Ambiente; Crise.