SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3By an other involvement in environmental education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FORTUNATO, Ivan. Meio-ambiente ou (meio-ambiente): o desafio da educação frente ao paradoxo ambiental. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.386-394. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n2p386.

Este artigo é um ensaio sobre Educação Ambiental. Foi produzido após um lustro de estudos e reflexões interdisciplinares, desenvolvidos em programas de pós-graduação. O objetivo principal deste trabalho é elucidar questões fundamentais a respeito do estado planetário referido como crise ambiental, tratando especificamente do papel da educação no enfrentamento desta crise. Aqui, apresentamos a ideia de que a percepção e a compreensão sobre o meio-ambiente encontram-se, paradoxalmente, segregadas em duas grandes vertentes distintas e contraditórias, que nomeamos aqui como "meio-ambiente sem parênteses" e "meio-ambiente entre parênteses". Ao final, espera-se compartilhar uma visão qualificada sobre Educação Ambiental enquanto dimensão histórica, crítica e transformadora do próprio meio-ambiente, ao mesmo tempo em que se deseja motivar futuras pesquisas, ainda mais densas.

Keywords : Educação Ambiental; Meio Ambiente; Crise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )