SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Por otra implicación en educación ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FORTUNATO, Ivan. Meio-ambiente ou (meio-ambiente): o desafio da educação frente ao paradoxo ambiental. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.386-394. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n2p386.

Este artigo é um ensaio sobre Educação Ambiental. Foi produzido após um lustro de estudos e reflexões interdisciplinares, desenvolvidos em programas de pós-graduação. O objetivo principal deste trabalho é elucidar questões fundamentais a respeito do estado planetário referido como crise ambiental, tratando especificamente do papel da educação no enfrentamento desta crise. Aqui, apresentamos a ideia de que a percepção e a compreensão sobre o meio-ambiente encontram-se, paradoxalmente, segregadas em duas grandes vertentes distintas e contraditórias, que nomeamos aqui como "meio-ambiente sem parênteses" e "meio-ambiente entre parênteses". Ao final, espera-se compartilhar uma visão qualificada sobre Educação Ambiental enquanto dimensão histórica, crítica e transformadora do próprio meio-ambiente, ao mesmo tempo em que se deseja motivar futuras pesquisas, ainda mais densas.

Palabras clave : Educação Ambiental; Meio Ambiente; Crise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )