SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Environment or (environment): the educational challenge toward the environmental paradoxAdolescents of rural area: risks, environmental education and self-care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

VIEIRA, Fabio Pessoa. Por um envolvimento na educação ambiental. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.395-407. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n3p395.

A busca por um outro envolvimento na educação ambiental é uma perspectiva de envolver-se epistemologicamente com uma outra possibilidade de construção das relações ambientais, no processo ensino-aprendizagem, tendo como caminho compreender a relação do homem com o meio ambiente e as suas formas de produção territoriais, tendo como ponto deflagrador para tal o envolvimento com o lugar. Esse "envolvimento" é construído como uma perspectiva crítica à sociedade moderna e cientificista e à sua concepção de desenvolvimento que implica na degradação do meio ambiente. Assim, pensar sobre outro envolvimento na educação ambiental é compreender que existe uma diversidade de sustentabilidades construídas como produto das experiências humanas a partir da relação de intimidade e de envolvimento com que determinadas comunidades possuem com o lugar e com o meio ambiente. Dessa maneira, a perspectiva que se buscará neste estudo será a de construir outras possibilidades de se compreender o desenvolvimento sustentável, na educação ambiental, destacando a possibilidade de se pensar essa educação, a partir de um diálogo de saberes, da percepção e das experiências de diversos grupos sociais que em diferentes espaços produzem territorialidades construídas a partir do envolvimento com o lugar.

Keywords : Educação Ambiental; Sustentabilidade Ambiental; Sistematização de Experiências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )