SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Adolescentes del área rural: riesgos, educación ambiental y auto-cuidadoPercepción de estudiantes que visitan un proyecto sobre biología y conservación de tortugas marinas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GARRE, Bárbara Hees  y  HENNING, Paula Corrêa. Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.426-439. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n5p426.

O artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, tem abordado a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesta pesquisa são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, por meio do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do planeta Terra.

Palabras clave : Educação Ambiental; Mídia; Catastrofismo; Michel Foucault..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )