SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Adolescentes do meio rural: riscos, educação ambiental e autocuidadoPercepção de estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GARRE, Bárbara Hees  e  HENNING, Paula Corrêa. Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.426-439. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n5p426.

O artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, tem abordado a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesta pesquisa são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, por meio do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do planeta Terra.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Mídia; Catastrofismo; Michel Foucault..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )