SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista VejaMarcos legais para os cursos de graduação em pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CARDOSO, Cibele da Costa; MARINHO, Julio Cesar Bresolin  e  TRIGO, Cariane Campos. Percepção de estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.440-457. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n6p440.

O estudo teve como objetivo analisar a percepção, a respeito das tartarugas marinhas, de estudantes que visitaram as bases do TAMAR, nas cidades de Florianópolis e Ubatuba. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a visitação de alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, nas duas bases. Cento e vinte questionários foram respondidos. Como resultado, o programa de educação ambiental nos Centros de Visitantes do Projeto TAMAR foi considerado eficiente, visto que a maioria dos discentes conseguia responder aos questionamentos após a visita. Porém, alguns temas poderiam ser melhor enfatizados. Os alunos que possuíam uma percepção maior anteriormente à visita, foram os de Ubatuba, pelo fato de o Projeto estar há mais de 20 anos na cidade, o que deve ter permitido aos estudantes maior familiaridade com as questões relacionadas ao tema, e por terem visitado o projeto mais de uma vez.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Conservação; Projeto TAMAR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )