SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Percepção de estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhasO mestrado profissional no âmbito das políticas públicas na educação: reflexões sobre a produção do conhecimento científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LOPES, Rosana Sousa Pereira; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella  e  SILVA, Nelson Pedro. Marcos legais para os cursos de graduação em pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogo. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.458-474. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n7p458.

As Diretrizes Curriculares Nacionais atuais estabelecem como parâmetros para os cursos de Pedagogia a formação de docentes e de profissionais para a realização de atividades de apoio escolar (gestão) e pesquisas educacionais. Nosso objetivo foi o de analisar as atribuições do pedagogo desde 1930. Para tal, realizamos uma análise documental das principais leis que nortearam as atividades realizadas por esse profissional. Buscamos demonstrar como o pedagogo se transformou de "velho" mestre-escola (1854-1880) em professor de instrução primária (final dos séculos XIX e XX) e, hodiernamente, em um "faz tudo" nas escolas e nas instâncias de administração dessas instituições. Esperamos, com tais análises, contribuir para a definição das atribuições do pedagogo na atualidade e oferecer conhecimentos para reflexão aos alunos dos cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, auxiliando na formação desses futuros profissionais.

Palavras-chave : Políticas Públicas em Educação; Docência; Gestão da Escola; Função.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )