SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Legal frameworks for education's graduate programs in Brasil: analysis of the attributions of the educatorThe world bank and policies of teaching in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GIACOMAZZO, Graziela  and  LEITE, Denise. O mestrado profissional no âmbito das políticas públicas na educação: reflexões sobre a produção do conhecimento científico. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.475-493. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n8p475.

Este artigo aborda o ensino stricto sensu, especificamente o Mestrado Profissional (MP). Apresenta-se essa área de ensino a partir do seu contexto histórico, no âmbito dos estudos e análises que se ocupam em configurar o lugar dessa formação no ensino da pós-graduação no Brasil. Para tanto, consideram-se os acontecimentos que marcaram a sua criação e inserção no Brasil, identificando as políticas públicas na educação que contribuíram para a efetivação de sua legislação e abrangência. No intuito de posicionar o MP no ensino stricto sensu, analisam-se as avaliações realizadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), as quais indicam certo crescimento dos MP na pós-graduação, no Brasil, colocando esse nível de ensino em foco no cenário educacional. Posteriormente apresenta-se uma análise com base nas reflexões da(s) Ciência(s) no contexto "pós", especificamente, a Ciência Modo 2 e nos quesitos/critérios orientados para o Mestrado Profissional.

Keywords : Políticas Públicas; Mestrado Profissional; Conhecimento Científico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )