SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Marcos legais para os cursos de graduação em pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogoO banco mundial e as políticas de formação docente no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GIACOMAZZO, Graziela  e  LEITE, Denise. O mestrado profissional no âmbito das políticas públicas na educação: reflexões sobre a produção do conhecimento científico. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.475-493. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n8p475.

Este artigo aborda o ensino stricto sensu, especificamente o Mestrado Profissional (MP). Apresenta-se essa área de ensino a partir do seu contexto histórico, no âmbito dos estudos e análises que se ocupam em configurar o lugar dessa formação no ensino da pós-graduação no Brasil. Para tanto, consideram-se os acontecimentos que marcaram a sua criação e inserção no Brasil, identificando as políticas públicas na educação que contribuíram para a efetivação de sua legislação e abrangência. No intuito de posicionar o MP no ensino stricto sensu, analisam-se as avaliações realizadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), as quais indicam certo crescimento dos MP na pós-graduação, no Brasil, colocando esse nível de ensino em foco no cenário educacional. Posteriormente apresenta-se uma análise com base nas reflexões da(s) Ciência(s) no contexto "pós", especificamente, a Ciência Modo 2 e nos quesitos/critérios orientados para o Mestrado Profissional.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Mestrado Profissional; Conhecimento Científico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )