SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3El máster profesional dentro de las políticas públicas en la educación: reflexiones sobre la producción de conocimiento científicoLa formación del profesorado para la inclusión de la práctica ambiental: un relato de experiencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CASAGRANDE, Ieda Maria Kleinert; PEREIRA, Sueli Menezes  y  SAGRILLO, Daniele Rorato. O banco mundial e as políticas de formação docente no Brasil. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.494-512. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n9p494.

Discute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a 'formação por competências'. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital, transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado.

Palabras clave : Política Educacional; Banco Mundial; Formação de Professores; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )