SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3O mestrado profissional no âmbito das políticas públicas na educação: reflexões sobre a produção do conhecimento científicoA formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CASAGRANDE, Ieda Maria Kleinert; PEREIRA, Sueli Menezes  e  SAGRILLO, Daniele Rorato. O banco mundial e as políticas de formação docente no Brasil. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.494-512. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n9p494.

Discute a articulação entre as políticas de formação de professores e as interferências das agências internacionais multilaterais em especial o Banco Mundial (BIRD). Através de pesquisa documental, analisa documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) sobre formação de professores, documentos do BIRD e da UNESCO. Visando a redução da pobreza e a formação para o trabalho, o alvo principal do BIRD é a Educação Básica para o que deverão se formar professores, cujas propostas se traduzem nas Diretrizes Curriculares, cujo foco é a 'formação por competências'. Assim, as instituições formadoras voltam seus objetivos para adequar a força de trabalho aos ditames do capital, transferindo a escola da esfera política para a esfera do mercado.

Palavras-chave : Política Educacional; Banco Mundial; Formação de Professores; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )