SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Teacher education for inclusion of environmental practice: an experience reportWidening of school functions: environmental education and sustainability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

WOLLMANN, Ediane Machado; LIMA, Ana Paula Santos de; ROSSI, Daniela Sastre  and  SOARES, Félix Alexandre Antunes. A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.532-550. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n11p532.

A Educação Ambiental (EA) é estabelecida como uma dimensão da educação e precisa ser trabalhada em todos os níveis de ensino. Além disso, deve ser considerada como uma educação política que permita aos cidadãos reivindicar seus direitos e deveres. Diante disso, este estudo apresenta a descrição de um Curso de Formação realizado com docentes da rede pública de ensino, que teve por objetivo auxiliá-los na inserção e prática da EA em uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, com abordagem descritivo-qualitativa, realizada com professores de uma escola estadual no município de Santa Maria (RS). O Curso de Formação foi dividido em três etapas: 1) Apresentação e problematização; 2) Desenvolvimento, explanação de temas e metodologias; e 3) Elaboração de planos de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os sujeitos habitualmente abordavam a EA em suas disciplinas, embora muitas vezes não soubessem como construir um trabalho interdisciplinar e dar continuidade a este. Por meio da capacitação, os docentes puderam ampliar suas percepções sobre EA, além de conhecer novas estratégias metodológicas (Metodologia da Problematização e Oficinas Temáticas) para auxiliá-los em suas práticas pedagógicas.

Keywords : Educação Ambiental; Curso de Formação de Professores; Metodologias..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )