SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GONCALVES, Ana do Carmo Goulart; DIAS, Cleuza Maria Sobral; ROSSI, Daniela Sastre  e  MOTA, Maria Renata Alonso. Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade. ETD [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.551-569. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.0000/016v03n12p551.

O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande − FURG, e que objetivou compreender os deslocamentos operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo encontra-se ancorado na perspectiva pós-estruturalista e elege Foucault e Guattari para subsidiá-la. Quanto às ferramentas analíticas, utilizam-se os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamento. Destaca-se o conceito de governamentalidade como uma ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas aqui abordadas. O estudo desenvolve uma análise a partir da documentação oficial concernente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, foram selecionados documentos alusivos ao Ciclo da Infância e ao Programa Dinheiro Direto na Escola − PDDE − Escolas Sustentáveis. Neste trabalho faremos referência a um dos eixos de análise: "O alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade". Argumentamos que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas", e que a razão de estado neoliberal se apropria de tais discursos, em especial no tocante à produção de sujeitos infantis com mais competências e habilidades. Para tanto a escola, considerada um locus central, é capaz de produzir subjetividades. Concluímos que as políticas públicas, em consonância com tais discursos, alargam as funções da escola para fabricar uma infância voltada para um mercado desenhado por uma racionalidade política neoliberal.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Políticas Públicas; Sustentabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )