SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The epistemological perspective on Antonio Gramsci and the research of educational policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NOVAES, Diva Valério  and  BRYAN, Newton Antônio Pacciulli. Políticas nacionais ambientais e de ação afirmativa: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.11-26. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150026.

INTRODUÇÃO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece educação profissional e tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A Lei n.º 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. MÉTODO: Pesquisa qualitativa e análise crítica da produção dos alunos e dos resultados de um questionário aplicado pela pesquisadora. Responderam ao questionário 318 dos 1865 funcionários, distribuídos em 15 dos 27 campi em operação em 2013. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem-natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. RESULTADOS: A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. Conclusões: O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados nessas questões.

Keywords : Educação; Transdisciplinaridade; Tecnologia; Sociedade; Meio Ambiente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )