SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A perspectiva epistemológica em Antônio Gramsci e a pesquisa de políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NOVAES, Diva Valério  e  BRYAN, Newton Antônio Pacciulli. Políticas nacionais ambientais e de ação afirmativa: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.11-26. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150026.

INTRODUÇÃO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece educação profissional e tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A Lei n.º 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. MÉTODO: Pesquisa qualitativa e análise crítica da produção dos alunos e dos resultados de um questionário aplicado pela pesquisadora. Responderam ao questionário 318 dos 1865 funcionários, distribuídos em 15 dos 27 campi em operação em 2013. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem-natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. RESULTADOS: A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. Conclusões: O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados nessas questões.

Palavras-chave : Educação; Transdisciplinaridade; Tecnologia; Sociedade; Meio Ambiente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )