SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Políticas nacionais ambientais e de ação afirmativa: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissionalQualidade e equidade das condições de oferta no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de  e  SILVA, Sidney Reinado da. A perspectiva epistemológica em Antônio Gramsci e a pesquisa de políticas educacionais. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.27-41. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150041.

O presente texto busca apresentar a investigação das políticas nos marcos da obra de Gramsci, para debater certos desafios que a "pesquisa educacional" deve enfrentar. Pressupõe-se que a pesquisa em educação é também uma forma de relação pedagógica/hegemônica, não podendo ser neutra em relação à cultura, mas, sobretudo, como produtora de cultura e visão de mundo mais elaboradas. Estudar questões ligadas à epistemologia de Gramsci exige a explicitação do que o autor compreendia por intelectual orgânico e práxis investigativa. O pensamento de Antonio Gramsci retoma o princípio marxista da totalidade para compreender a atividade intelectual. Perante sua concepção de práxis, a categoria de intelectual ganhou outro significado. Sua definição de intelectual orgânico tornou-se fundamental para investigar a pesquisa das políticas educacionais e não apenas as políticas educacionais propriamente ditas. Nesse sentido, se a política educacional for tomada como uma ciência particular, ela merece a mesma crítica que Gramsci faz à sociologia e à economia, isto é, produz verdades parciais que devem ser reapropriadas no âmbito da totalidade da investigação operada pela filosofia da práxis.

Palavras-chave : Epistemologia Educacional; Políticas Públicas; Pesquisa de Políticas Educacionais; Educação e Teoria Gramsciana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )