SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A perspectiva epistemológica em Antônio Gramsci e a pesquisa de políticas educacionaisAccountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do estado-avaliador? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SONOBE, Aline Kazuko  e  PINTO, José Marcelino de Rezende. Qualidade e equidade das condições de oferta no ensino fundamental. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.42-57. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150057.

Este trabalho visa analisar as condições de oferta do ensino oferecido no município de Ribeirão Preto, São Paulo, em suas relações com as condições socioeconômicas da população das áreas nas quais se encontram as instituições de ensino. Busca-se analisar se a política educacional apresenta um componente de equidade, disponibilizando escolas com materiais adequados nas regiões mais carentes do município. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com microdados do Censo Escolar (2010) e do Censo Demográfico (2010). Os resultados obtidos ressaltam a precariedade do ensino público oferecido no município, de uma maneira geral, e apontam para o fato de que as escolas situadas nas regiões mais pobres do município tendem a apresentar piores condições de oferta, em especial no que se refere à razão de alunos/turma e infraestrutura. Essa constatação evidencia a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de diferentes naturezas no âmbito escolar, na perspectiva de se atender o princípio constitucional que determina a igualdade de oportunidades educacionais. Para tanto é indispensável maior investimento, pois muitas questões educacionais, em especial no que se refere às condições de oferta, estão diretamente vinculadas a um financiamento adequado.

Palavras-chave : Desigualdade de Acesso à Escola; Equidade em Educação; Políticas Públicas em Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )