SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Quality and enquity of offer conditions in elementary schoolLation state - civil society in education policies for the Education of Youth and Adult (EJA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SCHNEIDER, Marilda Pasqual  and  NARDI, Elton Luiz. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do estado-avaliador?. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.58-74. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150074.

O trabalho tem por objetivo discutir questões atinentes à accountability em educação, considerando a emergência de políticas de avaliação associadas à responsabilização e prestação de contas como mecanismo de regulação da qualidade no setor. Com base na revisão de literatura e por meio do recurso da análise de conteúdo, aborda aspectos conceituais do tema, realçando a associação entre políticas avaliativas e de accountability no momento em que novas agendas políticas tomam-na como um recurso de gestão dos serviços públicos, com importante aderência nas políticas educacionais brasileiras em que ganha força o debate da responsabilização. Questiona, justamente, a entrada dessas iniciativas no Brasil, associadas à emergência do Estado-avaliador, em um momento cujos novos e mais sofisticados mecanismos de avaliação despontam em países de capitalismo mais avançado, impondo formas cada vez mais universalizantes e globais de regulação, as quais indicam diferentes estágios de desenvolvimento da vaga avaliadora nos Estados nacionais.

Keywords : Accountability Educacional; Estado-Avaliador; Regulação da Qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )