SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Qualidade e equidade das condições de oferta no ensino fundamentalRelação estado - sociedade civil nas políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SCHNEIDER, Marilda Pasqual  e  NARDI, Elton Luiz. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do estado-avaliador?. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.58-74. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150074.

O trabalho tem por objetivo discutir questões atinentes à accountability em educação, considerando a emergência de políticas de avaliação associadas à responsabilização e prestação de contas como mecanismo de regulação da qualidade no setor. Com base na revisão de literatura e por meio do recurso da análise de conteúdo, aborda aspectos conceituais do tema, realçando a associação entre políticas avaliativas e de accountability no momento em que novas agendas políticas tomam-na como um recurso de gestão dos serviços públicos, com importante aderência nas políticas educacionais brasileiras em que ganha força o debate da responsabilização. Questiona, justamente, a entrada dessas iniciativas no Brasil, associadas à emergência do Estado-avaliador, em um momento cujos novos e mais sofisticados mecanismos de avaliação despontam em países de capitalismo mais avançado, impondo formas cada vez mais universalizantes e globais de regulação, as quais indicam diferentes estágios de desenvolvimento da vaga avaliadora nos Estados nacionais.

Palavras-chave : Accountability Educacional; Estado-Avaliador; Regulação da Qualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )