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ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MAIOLINO, Elielma Velasquez de Souza. Relação estado - sociedade civil nas políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.75-87. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150087.

Este artigo tem como objetivo apresentar as discussões em torno da relação Estado - sociedade civil na elaboração, implementação e acompanhamento das políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e o financiamento dessa modalidade de ensino, fortalecida por meio das parcerias entre o público, o privado e organizações não governamentais. Para a realização da pesquisa foram utilizados, como dados primários, os documentos produzidos e publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e como fontes secundárias utilizou-se as produções acadêmicas que trataram da temática e que ajudaram na compreensão das categorias de análise: Estado, trabalho, capital e política pública de corte social. Os resultados podem ser assim sintetizados: se, antes, a participação da sociedade civil se circunscrevia aos processos de democratização do Estado, pelo seu papel de controle e direcionamento dos serviços públicos, neste momento ela é conduzida a colaborar diretamente com a oferta dos serviços educacionais, pela lógica de diminuição das responsabilidades do Estado. Portanto, as políticas educacionais estão postas mais como formalização de direito ao acesso a essa população, do que como forma de qualificar as especificidades da educação de jovens e adultos em seus diversos contextos socioculturais para o mundo do trabalho.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educacionais; Parcerias.

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