SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Lation state - civil society in education policies for the Education of Youth and Adult (EJA)Guattari and the topography of the school machine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CA, Lourenço Ocuni  and  CA, Cristina Mandu Ocuni. Políticas públicas em educação na Guiné-Bissau: um apanhado histórico. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.88-106. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150106.

Este trabalho pretende documentar e analisar as estruturas educacionais deixadas pelo colonialismo português na Guiné-Bissau. A análise é feita por meio de avaliação do desempenho de sucessivos períodos que fizeram parte da história educacional do país. Nesta análise, destaca-se a relação entre a Igreja Católica e o Estado português na implantação da missão civilizatória sobrepondo uma cultura oral pela cultura escrita europeia. Nesse sentido, no ensino colonial, a Igreja Católica desempenhou o papel fundamental na docilização dos guineenses. A igreja não só ajudou na implantação da política educacional, como também participou na legitimação do colonialismo português, sancionando e santificando a missão civilizadora e função histórica de Portugal. Portanto, a Igreja era responsável pela educação dos indígenas e sua condição para o estado de assimilação e o Estado português pela educação dos filhos dos assimilados.

Keywords : Colonialismo; Educação; Assimilação; Indigenato; Igreja Católica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )