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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CA, Lourenço Ocuni  e  CA, Cristina Mandu Ocuni. Políticas públicas em educação na Guiné-Bissau: um apanhado histórico. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.88-106. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150106.

Este trabalho pretende documentar e analisar as estruturas educacionais deixadas pelo colonialismo português na Guiné-Bissau. A análise é feita por meio de avaliação do desempenho de sucessivos períodos que fizeram parte da história educacional do país. Nesta análise, destaca-se a relação entre a Igreja Católica e o Estado português na implantação da missão civilizatória sobrepondo uma cultura oral pela cultura escrita europeia. Nesse sentido, no ensino colonial, a Igreja Católica desempenhou o papel fundamental na docilização dos guineenses. A igreja não só ajudou na implantação da política educacional, como também participou na legitimação do colonialismo português, sancionando e santificando a missão civilizadora e função histórica de Portugal. Portanto, a Igreja era responsável pela educação dos indígenas e sua condição para o estado de assimilação e o Estado português pela educação dos filhos dos assimilados.

Palavras-chave : Colonialismo; Educação; Assimilação; Indigenato; Igreja Católica.

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