SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Políticas públicas em educação na Guiné-Bissau: um apanhado históricoPesquisa em educação: investigação sobre a ação pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CARVALHO, Alexandre Filordi de  e  CAMARGO, André Campos de. Guattari e a topografia da máquina escolar. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.107-124. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150124.

O objetivo do artigo consiste em analisar a produção da máquina escolar em sua topografia. A hipótese é dupla. De um lado, a análise dessa produção conduz o pensamento a entender como um conjunto de condições pelas quais a escola opera suas finalidades está forçosamente ligado a uma produção maquínica de subjetividade capitalística. Na escola encontra-se uma subjetividade sujeitada aos componentes e aos circuitos de como a máquina escolar produz e opera os seus sujeitos. De outro lado, acessa-se a uma série de problematizações que instiga e convoca o pensamento a agir com o intuito de curto-circuitar o estado atual da máquina escolar. Pensar a topografia da máquina escolar é ativar rupturas e atopias, produzir outros fios de agenciamento com a experiência escolar e educativa, criar outras derivações que potencializam o campo da subjetividade, considerando os processos de singularização. Para tanto, as análises concentram-se no pensamento de Guattari.

Palavras-chave : Interação Homem-Máquina; Escola; Subjetividade; Sociedade Capitalista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )