SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Ideología y reconocimiento: reflexiones acerca de la obligatoriedad de la temática historia y cultura afro-brasileñaFormación de profesores alfabetizadores y el Programa Leer y Escribir (Programa Ler e Escrever) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ZANELLA, Maria Nilvane  y  LARA, Angela Mara de Barros. A ONU, suas normativas e o ordenamento jurídico para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei no Brasil: as políticas de socioeducação. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.176-192. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150192.

O referido artigo busca identificar qual a influência da ONU e de seus Organismos na promulgação das legislações da infância no Brasil durante o século XX. Para tanto, traçamos um paralelo entre as mudanças jurídicas realizadas na área da infância no Brasil e as normativas internacionais. O estudo é uma síntese da pesquisa de dissertação de mestrado sobre o tema, concluída em 2014, que inova ao identificar a influência da ONU e da Liga das Nações não apenas na promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas também, nas duas normativas anteriores, sendo elas: o Código de Menores de 1927 e o Código de Menores de 1979.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Socioeducação; Entidades Internacionais; Organização das Unidas; Adolescente em Conflito com a Lei.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )