SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileiraA formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ZANELLA, Maria Nilvane  e  LARA, Angela Mara de Barros. A ONU, suas normativas e o ordenamento jurídico para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei no Brasil: as políticas de socioeducação. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.176-192. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150192.

O referido artigo busca identificar qual a influência da ONU e de seus Organismos na promulgação das legislações da infância no Brasil durante o século XX. Para tanto, traçamos um paralelo entre as mudanças jurídicas realizadas na área da infância no Brasil e as normativas internacionais. O estudo é uma síntese da pesquisa de dissertação de mestrado sobre o tema, concluída em 2014, que inova ao identificar a influência da ONU e da Liga das Nações não apenas na promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas também, nas duas normativas anteriores, sendo elas: o Código de Menores de 1927 e o Código de Menores de 1979.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Socioeducação; Entidades Internacionais; Organização das Unidas; Adolescente em Conflito com a Lei.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )