SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A ONU, suas normativas e o ordenamento jurídico para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei no Brasil: as políticas de socioeducaçãoFotografia participativa: a linguagem minoritária dos adolescentes, sentimento de pertencimento? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

TASSONI, Elvira Cristina Martins  e  MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.193-210. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150210.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Campinas (SP) têm compreendido e se apropriado do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e com a equipe gestora a respeito do Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos com as professoras da escola em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimentos para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas.

Palavras-chave : Políticas Públicas em Educação; Formação de Professores em Serviço; Material Didático; Organização da Ação Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )