SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

HOLM, Gunilla. Fotografia participativa: a linguagem minoritária dos adolescentes, sentimento de pertencimento?. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.211-227. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150227.

O presente artigo discute as diferentes formas de usar a fotografia como um método de pesquisa nas ciências sociais. Aplicando, especialmente, a fotografia participativa com jovens e crianças. As vantagens de usar adolescentes e crianças como copesquisadores, bem como alguns fatores tipicamente emergentes, como a falta de controlo sobre a coleta de dados e questões de ética, são analisadas. Um estudo de caso sobre adolescentes de uma minoria linguística e as diferentes maneiras como eles identificam-se e sentem-se parte desse grupo minoritário é tido como exemplo de fotografia participativa. A interação entre as fotografias e os textos, produzidos pelos adolescentes, funciona como exemplo da necessidade de utilizar diferentes tipos de dados em vez de apenas a fotografia, como método único.

Palavras-chave : Fotografia Participativa; Pertencimento; Identificação; Alunos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )