SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

POSSATO, Beatris Cristina  e  ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Estudos etnográficos na educação: um olhar sensível sobre uma Escola Pública Paulista. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.234-251. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150002.

O intuito deste artigo é refletir sobre a importância dos estudos etnográficos para compreender a instituição escolar, partindo da descrição e da análise da metodologia de uma pesquisa de doutorado realizada numa escola pública de educação básica (Campinas, São Paulo). A pesquisa de doutorado propunha-se a problematizar como um programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - o Sistema de Proteção Escolar, que tem por objetivo amenizar as violências nas escolas - desenvolveu-se na instituição estudada. Para isso, por meio da observação e registro do cotidiano buscou-se, em especial, observar a inserção do principal representante desse programa na escola - o Professor Mediador Escolar e Comunitário. Além disso, era necessária a aproximação com a realidade a ser investigada e o conhecimento de diversos aspectos da comunidade atendida e dos sujeitos que constituíam essa instituição. Por meio desse estudo, constatou-se que, apesar do avanço da pesquisa educacional no Brasil, permanece a necessidade de se ampliar investigações de cunho etnográfico que contribuam para a compreensão desse cotidiano. A metodologia da pesquisa permitiu a observação das relações humanas, das juventudes na sua interface com a problemática das violências, das diferentes facetas de um sistema escolar e possibilitou que se ampliassem as análises e se superasse uma possível visão simplista em apontar soluções fáceis para as escolas públicas.

Palavras-chave : Etnografia; Violências nas Escolas; Educação Básica; Sistema de Proteção Escolar; Professor Mediador Escolar Comunitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )