SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Políticas de integración curricular para la educación secundaria en Brasil contemporáneo: un estudio en el programa educación secundaria innovadoraEl naturaleza como "Principio Material" de libertação: referenciais para la cuestión ambiental desde Enrique Dussel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MAXIMO, Daniel Lamella Adó  y  CORAZZA, Sandra Mara. A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.271-288. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150004.

O texto apresenta alguns aspectos da literatura de Georges Perec com o intuito de discernir sobre uma escrita sociográfica que atue como uma didática transcriadora do cotidiano e produtora de presença - presença produzida por um modo de operar a escritura com a finalidade de recriar atmosferas e estados de espírito constituídos por elementos pouco desenvolvidos do movimento de uma aula, isto é, da relação com suas materialidades em fluxo. Procura se orientar na escrita sociográfica de Perec para poder dar a ler o encontro dos corpos docentes e discentes com os da outras matérias de seus entornos e que afetam, também, seus intelectos. Trata-se de desenvolver procedimentos para uma didática transcriadora do cotidiano se apropriando da leitura e escrita literária como pensamento.

Palabras clave : Sociografia; Didática; Transcriação; Escrileituras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )