SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovadorA natureza como "Princípio Material" de libertação: referenciais para a questão ambiental a partir de Enrique Dussel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MAXIMO, Daniel Lamella Adó  e  CORAZZA, Sandra Mara. A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.271-288. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150004.

O texto apresenta alguns aspectos da literatura de Georges Perec com o intuito de discernir sobre uma escrita sociográfica que atue como uma didática transcriadora do cotidiano e produtora de presença - presença produzida por um modo de operar a escritura com a finalidade de recriar atmosferas e estados de espírito constituídos por elementos pouco desenvolvidos do movimento de uma aula, isto é, da relação com suas materialidades em fluxo. Procura se orientar na escrita sociográfica de Perec para poder dar a ler o encontro dos corpos docentes e discentes com os da outras matérias de seus entornos e que afetam, também, seus intelectos. Trata-se de desenvolver procedimentos para uma didática transcriadora do cotidiano se apropriando da leitura e escrita literária como pensamento.

Palavras-chave : Sociografia; Didática; Transcriação; Escrileituras.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )