SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Educación religiosa en Rio de Janeiro: conceptos, historia y legislaciónDe la comunicabilidad del juicio estético índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MONCLUS, Gloria Jové; RYAN, Charly; VILLAS, Esther Betrián  y  OLIVA, Mireia Farrero. Formando professores do ensino fundamental reflexivos: conversando sobre ciências e falando inglês como uma língua adicional. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.328-340. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150007.

Neste artigo, apresentamos um estudo de caso em formação inicial de professores do curso de Pedagogia da Universidade de Lleida. Os estudantes preparam uma programação didática para um conteúdo de ciências vinculado a recursos comunitários. A proposta é desenvolvida em inglês. O objetivo é que os estudantes experienciem "falar ciência" em inglês. Centramo-nos na pergunta: O que experienciamos fazendo esta atividade em inglês. Os estudantes fazem referência à impotência e à frustração que lhes causa expressar suas ideias em Inglês. Enquanto os dados nos mostram que os estudantes centram pouca atenção no conteúdo de Ciências, eles apontam o valor deste exercício para seu desenvolvimento docente. Vivem a "alteridade" e a associam com seu futuro papel como professores em classes multilinguísticas e multiculturais. Também nos mostram o valor de refletir sobre a própria prática na formação de professores.

Palabras clave : Falar Ciência; Falar Inglês; Formação Inicial de Professore; Experiência; Transdisciplinaridade; Prática Reflexiva; Alteridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )