SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Ensino religioso no estado do Rio de Janeiro: conceitos, história e legislaçõesDa comunicabilidade do juízo estético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MONCLUS, Gloria Jové; RYAN, Charly; VILLAS, Esther Betrián  e  OLIVA, Mireia Farrero. Formando professores do ensino fundamental reflexivos: conversando sobre ciências e falando inglês como uma língua adicional. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.328-340. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150007.

Neste artigo, apresentamos um estudo de caso em formação inicial de professores do curso de Pedagogia da Universidade de Lleida. Os estudantes preparam uma programação didática para um conteúdo de ciências vinculado a recursos comunitários. A proposta é desenvolvida em inglês. O objetivo é que os estudantes experienciem "falar ciência" em inglês. Centramo-nos na pergunta: O que experienciamos fazendo esta atividade em inglês. Os estudantes fazem referência à impotência e à frustração que lhes causa expressar suas ideias em Inglês. Enquanto os dados nos mostram que os estudantes centram pouca atenção no conteúdo de Ciências, eles apontam o valor deste exercício para seu desenvolvimento docente. Vivem a "alteridade" e a associam com seu futuro papel como professores em classes multilinguísticas e multiculturais. Também nos mostram o valor de refletir sobre a própria prática na formação de professores.

Palavras-chave : Falar Ciência; Falar Inglês; Formação Inicial de Professore; Experiência; Transdisciplinaridade; Prática Reflexiva; Alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )