SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Developing reflective primary teachers: talking science and speaking english as an additional language"Once upon a time there was a deaf cinderella": an analysis of the re-reading of the classical, in signwriting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GIL, Ana Godinho. Da comunicabilidade do juízo estético. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.341-354. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150008.

O objectivo deste artigo é examinar a possibilidade de transmissão do gosto através do juízo estético, o que é certamente um dos maiores desafios do ensino das artes e da educação estética. De onde vem essa dificuldade de comunicação? Quais os factores em jogo? Que experiência estética pode o professor transmitir e quais os limites desse tipo de transferência de sentimentos? Pensamos que ao esclarecer estas questões estamos contribuir para a educação artística e para a procura de práticas concretas a que se poderia chamar "comunicação do gosto". A análise do pensamento de Kant sobre esta matéria revela-se uma peça essencial desse contributo. Analisaremos com a ajuda de Deleuze e Lyotard as noções de sentido comum e senso comum, a comunicabilidade do juízo estético e o pensamento alargado.

Keywords : Senso Comum; Sentido Comum; Comunicabilidade; Universalidade; Juízo Estético.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )